Blocos Dinâmicos - Parâmetros
Veja também:
Blocos Dinâmicos - Ações
Bloco dinâmico é um recurso do AutoCAD disponível no block editor e que não exige conhecimentos de programação ou qualquer outra área que não seja simplesmente AutoCAD. Blocos dinâmicos são blocos que mudam sua geometria de acordo com as configurações que são feitas no bloco editor utilizando basicamente parâmetros e ações. Cada parâmetro precisa receber ao menos uma ação para funcionar. Isso permite ao usuário escolher o formato que quer do bloco, alterando suas propriedades dinâmicas fora do bloco editor.
Podemos
acessar os parâmetros através da Authoring
Palettes, que é a paleta que é exibida quando abrimos o block editor de qualquer bloco; ou pelo ribbon, para quem já trabalha em AutoCAD
com ribbon.
Blocos Dinâmicos - Ações
Bloco dinâmico é um recurso do AutoCAD disponível no block editor e que não exige conhecimentos de programação ou qualquer outra área que não seja simplesmente AutoCAD. Blocos dinâmicos são blocos que mudam sua geometria de acordo com as configurações que são feitas no bloco editor utilizando basicamente parâmetros e ações. Cada parâmetro precisa receber ao menos uma ação para funcionar. Isso permite ao usuário escolher o formato que quer do bloco, alterando suas propriedades dinâmicas fora do bloco editor.
Parâmetros
Os parâmetros são aplicados nos objetos a fim
de receberem as ações. Enquanto os parâmetros não tiverem ações, eles não
interferem no bloco, sendo exibida uma exclamação próxima ao parâmetro no block editor. Também não é exibido o grip do parâmetro fora do bloco editor
se este não possuir uma ação relacionada.
Na propriedade
de cada parâmetro pode ser escolhido se este parâmetro exibirá ou não os grips fora do bloco editor. Também pode
ser escolhido se o parâmetro será ou não exibido nas propriedades do bloco
quando o bloco for selecionado. Se o parâmetro não tiver seus grips exibidos e também não for exibido
nas propriedades do bloco, não há como ele ser alterado pelo usuário. É
possível também editar o nome e a descrição do parâmetro, que será o nome que
irá aparecer na propriedade do bloco.
Cada grip
dos parâmetros tem uma representação diferente fora do bloco editor. O
parâmetro de ponto é representado por um quadrado, o de rotação por um círculo,
o linear por um triângulo deitado, o de espelho (flip) por uma seta, e o lookup
, o block table e o visibility por um triângulo com a ponta para baixo.
Propriedades de um parâmetro |
Vamos então
à função dos principais parâmetros:
POINT
O parâmetro
point recebe as ações de stretch e move. Fora do bloco editor, resulta em um ponto que pode ser
posicionado livremente, executando a ação que estiver no parâmetro.
LINEAR
O parâmetro
linear recebe as ações de move, stretch, scale e array. Fora do bloco editor é
uma ou duas setas (conforme o número de grips)
que podem ser puxadas para desenvolver a ação ao longo da direção do parâmetro.
Nas propriedades do parâmetro linear, pode ser escolhido como será o tipo da
distância inserida no parâmetro através da propriedade Dist type; podendo ser
livre (none), ser uma lista de
valores (list) ou variando de acordo
com um intervalo (increment). É
possível também escolher a partir de que ponto o parâmetro será executado, na
propriedade Base Location, podendo
ser no Startpoint ou no Midpoint.
ROTATION
No
parâmetro de rotação só pode ser aplicada a ação de rotação. Em suas
propriedades podem ser editados o ângulo e o ângulo base; e também escolher o Ang type entre none, list ou increment. É desenhado com o centro no
eixo em que se deseja rotacionar os objetos.
FLIP
O parâmetro
flip é o parâmetro que espelha e só
pode receber a ação flip. É desenhado
de acordo com o eixo em que se deseja espelhar os objetos. É possível nas propriedades
editar o nome do estado espelhado (Base
state name) e não espelhado (Flipped
state name).
VISIBILITY
Com o
parâmetro visibility é possível
determinar e nomear estados de visibilidade e determinar quais objetos estarão
visíveis e quais estarão invisíveis em cada estado. Diferentemente dos outros
parâmetros, o de visibilidade não recebe uma ação, mas uma vez inserido o
parâmetro no desenho, o menu visibility
no ribbon é habilitado para se criar
os estados de visibilidade.
Botões de visibilidade habilitados depois de inserir o parâmetro de visibilidade |
LOOKUP
O parâmetro lookup só pode receber a ação lookup. Este parâmetro exibe uma tabela que controla os outros parâmetros, criando estados e, para cada estado, valores para os parâmetros escolhidos.Tabela de configuração do lookup |
Lookup funcionando no bloco |
QUER APRENDER FAZER BLOCOS DINÂMICOS COM VÁRIOS PARÂMETROS, AÇÕES, ATRIBUTOS E FIELDS COMO NO GIF ABAIXO? CLIQUE AQUI E CONHEÇA MEU CURSO COMPLETO DE BLOCOS DINÂMICOS.
Aprenda a fazer esses blocos dinâmicos no meu curso completo de blocos dinâmicos |
Boa tarde, Adson, gostaria de entrar em contato com você para conversarmos sobre uma prestação de serviços sobre blocos dinâmicos, com dados a partir de planilhas Excel e possíveis caixas de diálogo correlatas. Como podemos proceder esse contato?
ResponderExcluirObrigado.
Gostaria de saber se tem como inserir dois parâmetros de visibilidade?
ResponderExcluirMuito útil, obrigado
ResponderExcluirO Autocad não aceita 2 parâmetros visibilidade, mas o truque é 1 parâmetro de visibilidade com os vários momentos de visibilidade que pode acontecer e vários parâmetros Lookup controlando o parâmetro visibilit, claro desliga o grip do visibilit para que ele não apareça.
ResponderExcluirEssa é uma dica boa!
ExcluirValeu obrigado!
ResponderExcluir