Comandos de Modificação
· Mover (M)
M + ENTER; selecione
os objetos e dê enter novamente, clique no ponto a partir do qual deseja mover
os objetos e, em seguida, clique no ponto para o qual deseja mover os objetos.
DICA: Nos comandos de modificação, os
objetos podem ser selecionados antes ou depois do comando. Por exemplo, pode-se
digitar o atalho do comando, dar enter, selecionar os objetos e dar enter
novamente, ou pode-se selecionar os objetos antes do comando, em seguida
digitar o atalho do comando e dar enter, e o comando será executado com os
objetos pré-selecionados.
· Copiar (CO)
CO + ENTER; selecione
os objetos e dê enter novamente, clique no ponto a partir do qual deseja copiar
os objetos e, em seguida, clique no ponto para o qual deseja inserir os novos
objetos.
· Rotacionar (RO)
RO + ENTER; selecione
os objetos e dê enter, clique no ponto de rotação, digite o ângulo e dê enter.
Os objetos serão rotacionados no sentido anti-horário (se o ângulo digitado por
positivo) a contar do eixo horizontal.
Outra possibilidade é rotacionar uma cópia dos objetos. Para isso, após RO +
ENTER, clique no ponto de rotação e em seguida dê C+ ENTER, e em seguida digite
o ângulo de rotação. Então os objetos rotacionados serão copiados.
Também há a possibilidade de rotacionar a partir de um
alinhamento de referência, ao invés de usar o eixo horizontal como referência.
Para isso, após clicar no ponto de rotação, digite R + ENTER, então clique em
dois pontos para formar o alinhamento de referência, e em seguida digite o
ângulo ou clique no ponto que se deseja rotacionar os objetos, ou ainda dê P +
ENTER para clicar em mais dois pontos e utilizar a rotação entre eles.
Veja Também:
Escalando e Rotacionando com Referência e Cópia
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· Mirror (MI)
Espelha objetos a
partir de um eixo de espelhamento.
MI + ENTER, selecione
os objetos e dê enter, clique no primeiro ponto do eixo de espelhamento, e em
seguida clique no segundo ponto do eixo de espelhamento, em seguida, digite Y
para apagar os objetos de origem, ou N para não apagar os objetos de origem e
sim criar uma cópia deles, e dê enter.
Veja Também:
Texto Espelhado - MIRRTEXT
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· Offset (O)
Desloca objetos a
partir de uma distância pré-determinada.
O + ENTER; digite a
distância do deslocamento do offset e dê enter ou digite T + ENTER para definir
o deslocamento clicando sobre um ponto. Em seguida clique no objeto que se
deseja deslocar, e então clique em algum ponto no lado do objeto (direito ou
esquerdo) para que ele seja deslocado na distância pré-configurada e no lado
selecionado.
Após selecionar o
objeto e antes de determinar o ponto a ser deslocado, dê M + ENTER se você
desejar dar ofsset várias vezes no mesmo objeto utilizando a mesma distância.
Ao final, para sair dê ENTER.
· Scale (SC)
Escala objetos a
partir de um fator determinado.
SC + ENTER; selecione
os objetos e dê ENTER, clique no ponto a partir do qual os objetos serão
escalados, e em seguida digite o fator de escala e dê enter ou clique no ponto
onde se deseja escalar os objetos.
Os recurso de Copy e
Reference pode ser usados no comando Scale assim como são usados no comando
Rotate.
· Trim (TR)
Apara objetos a
partir de outros objetos de referência.
TR + ENTER; selecione
os objetos que servirão de referência para aparar os objetos selecionados
posteriormente e dê ENTER, em seguida, selecione os objetos que serão aparados
utilizando os objetos selecionados anteriormente. Os objetos serão aparado a
partir do lado onde for feita a seleção. Para sair do comando dê ENTER ou ESC.
· Extend (EX)
Estende objetos até
outros objetos utilizados como referência.
EX + ENTER; selecione
os objetos que servirão de referência para estender os objetos selecionados
posteriormente e dê ENTER, em seguida selecione os objetos que serão estendidos
utilizando os objetos selecionados anteriormente.
DICA: No momento em que os objetos estão sendo selecionados
para serem estendidos ou aparados nos comandos TRIM ou EXTEND, pressione SHIFT
e os comandos serão alternados. Se estiver no comando trim, ele passará a ter a
função extend enquanto shift estiver pressionado, e vice-versa.
· Explode (X)
Desintegra os
objetos, transformando-os em objetos mais simples. Exemplo: uma polylinha se
transforma em seguimentos de linhas, um bloco se transforma nos objetos que os
originou, etc. Aplicar explode em objetos simples como linhas, círculos e arcos
não altera em nada.
X + ENTER; selecione
os objetos que deseja explodir e dê ENTER novamente.
· Stretch (S)
Estica os vértices
dos objetos. Só faz sentido usar o comando stretch selecionando os vértices que
se deseja estivar através da janela de seleção cross polygon (janela verde criada clicando da direita para a
esquerda).
S + ENTER; selecione
os objetos que se deseja esticar através da janela de seleção cross polygon
englobando os vértices que se deseja esticar; dê ENTER, clique no ponto de
base, e em seguida clique no ponto que se deseja esticar os objetos.
· Fillet (F)
Arredonda os cantos
dos objetos através de raios determinados. Também une objetos em sua
interseção, formando quinas.
F + ENTER; em
seguida, R + ENTER se o raio não estiver configurado, digite o valor do raio e
dê ENTER novamente, selecione o primeiro objeto e em seguida o segundo objeto e
será formada a curva na interseção dos dois objetos.
OBS: Ao usar o comando Fillet, o mesmo pode
fracassar, aparecendo a seguinte mensagem na barra de comandos: No valid fillet with radius X; ou então No solution available; isso significa
que não é possível aplicar o raio informado aos objetos selecionados.
Além da configuração
de raio, é possível também configurar o modo trim do comando Fillet. Se o modo
estiver TRIM, os objetos selecionados são alterados para se adequar ao arco que
será criado entre eles, ou seja, eles serão aparados ou estendidos. Se o modo
estiver NO TRIM, os objetos selecionados ficam inalterados e o arco é desenhado
em sua interseção. Nas imagens a seguir, a primeira são os objetos originais, a
segunda é o resultado com o modo TRIM ativado e a terceira o resultado com o
modo NO TRIM ativado.
Para alterar o modo,
após F + ENTER, T + ENTER, e em seguida, T + ENTER para o modo TRIM ou N +
ENTER para o modo NO TRIM.
DICA: Utilizando um raio igual a zero, caso o modo
trim esteja ativado, o comando Fillet tem a função de unir as linhas em sua
interseção, estejam elas separadas ou se cruzando.
· Chanfer (CHA)
O comando chanfer é
semelhante ao comando fillet, que cria um arco na interseção dos objetos.
Porém, o chanfer cria um chanfro, que é uma linha reta na interseção dos
objetos, conforme a imagem abaixo mostrando o antes e o depois. As distâncias
do chanfer são configuradas no comando.
Para utilizar digite
CHA + ENTER.
· Array (AR)
Distribui objetos
numa matriz retangular o polar (circular), configurando-se a quantidade de
objetos e o espaçamento entre eles.
AR + ENTER, selecione
os objetos e dê ENTER, para entrar no modo retangular,
R + ENTER, então um menu aparecerá na barra de comandos com várias opções. Para
configurar as colunas, digite COL +
ENTER, em seguida, digite a quantidade de colunas e dê ENTER, e o espaçamento
entre as colunas e dê ENTER novamente. As colunas serão configuradas e o menu inicial
voltará a ser exibido na barra de comandos. Para configurar as linhas, digite R + ENTER, a quantidade de linhas e
ENTER novamente, o espaçamento entre elas e ENTER novamente, e o incremento de
elevação e ENTER novamente para voltar ao menu inicial. Para concluir, dê
ENTER.
Para fazer o array no
modo polar, dê AR + ENTER, selecione
os objetos e dê ENTER, em seguida, PO + ENTER e clique no ponto que será o
centro de rotação dos objetos. Em seguida o menu do modo polar aparecerá na
barra de comandos. Há várias opções, como o ângulo total de rotação (Fill
Angle) pré-configurado como 360°, ângulo entre os itens (Angle Between), etc.
Uma das opções mais importante é Itens, que configura a quantidade de objetos
que será repetida. Para configurar, dê I + ENTER, digite o número de itens e dê
ENTER novamente para voltar ao menu inicial. Para sair, dê ENTER.
· Erase (E)
Apaga os objetos
selecionados.
E + ENTER, selecione
os objetos e dê ENTER novamente.
O mesmo acontece se
selecionar os objetos sem nenhum comando ativo, e em seguida apertar delete.
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