Write Block - Salvando objetos em um novo arquivo e outros recursos
O comando Write Block (atalho wb ou wblock) serve basicamente para salvarmos objetos ou blocos em um novo arquivo.
Se você nunca usou esse comando, talvez de imediato você não tenha noção de sua importância. Mas digamos que, no caso de um projeto em equipe, você esteja trabalhando em um arquivo que contém objetos, desenhos, ou projetos necessários para que outras pessoas trabalhem, mas eles são apenas uma pequena parte do seu arquivo. Para seus colegas não precisarem abrir seu arquivo, procurar os arquivos necessários, e limpar os desnecessários, o comando Write Block pode ser utilizado.
Esse é apenas um exemplo, mas pode ser utilizado em várias ocasiões.
Veja também:
Importante destacar que após executado o comando, o AutoCAD salva um novo arquivo com os objetos selecionados, mas você continua trabalhando no arquivo que você já estava, normalmente.
Então vamos lá, para iniciar o comando, basta digitar wb ou wblock e dar enter. A seguinte janela se abrirá:
Caixa de diálogo do comando Write Block |
Block: escolher um bloco do arquivo para ser salvo sozinho em um novo arquivo.
Entire drawing: salvar todo o desenho em um novo arquivo.
Objects: opção padrão do AutoCAD. Salva objetos selecionados em um novo arquivo.
Em Base point, há a opção Pick Point ou os campos X, Y e Z para escolher o ponto base que os objetos serão salvos. Ou seja, se o base point for 0,0,0 os objetos serão salvos nas coordenadas originais, se for outra coordenada os objetos serão deslocados conforme a coordenada.
Em Objects, para o caso em que se deseja salvar objetos no novo arquivo, temos o botão Select Objects para fechar a janela do comando e selecionar os objetos que se deseja salvar no novo arquivo.
A frente desse botão, temos o botão QuickSelect. Ao clica nesse botão, abrirá a janela do comando Quick Select, para que se possa selecionar os objetos com critérios baseados em suas propriedades. Depois selecionados os critérios, basta dar OK que os objetos serão selecionados automaticamente.
Veja também:
Abaixo há três opções:
Retain: apenas salvar os objetos selecionados em um novo arquivo.
Convert to block: salva os arquivos selecionados em um novo arquivo convertendo-os em um bloco.
Delete from drawing: salva os arquivos selecionados em um novo arquivo apagando-os do arquivo original.
Finalmente, em Destination, clicando no botão das reticências [...], abre-se a janela para escolher o caminho em que o arquivo será salvo e seu nome.
E em Insert units, escolhe-se a unidade que se deseja salvar o novo arquivo.
Terminadas as configurações, basta clicar em OK que o novo arquivo será salvo com os objetos escolhidos.
Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.
Comentários
Postar um comentário