Variaveis de sistema - SYSVARMONITOR
Variáveis de Sistema são comandos que servem para configurar o AutoCAD. Normalmente seus valores são numéricos, como por exemplo a variável FILEDIA, que controla a exibição das caixas de diálogo, e que aceita apenas os valores 0 ou 1. Quando uma variável de sistema muda, isso influencia no funcionamento do AutoCAD, e as vezes o AutoCAD altera uma variável sem nosso controle.
Para monitorar isso, desde o AutoCAD 2016 há um comando que agrupa as Variáveis de Sistema que mais usamos e nos avisa quando elas mudam.
Veja também:
Usando o comando
Para usar o comando, digite SYSVARMONITOR na linha de comandos e dê enter. A janela abaixo vai aparecer:
Comando SYSVARMONITOR |
Repare que para cada variável, também há a coluna Help. Clicando no ponto de interrogação será aberta a Ajuda do AutoCAD para você saber para que serve a variável.
Nos botões na parte de cima da janela, você controla se será exibido um aviso quando alguma variável for alterada:
- Em Notify when these system variables change, deixe marcado para receber uma notificação na linha de comandos quando alguma variável mudar.
Aviso na linha de comandos quando a variável FILEDIA foi alterada |
- E em Enable balloon notification, deixe marcado se você prefere a notificação em forma de balão.
Notificação do sysvarmonitor em forma de balão |
Quando uma variável é alterada para um valor diferente do configurado no sysvarmonitor, também fica marcado na própria janela do comando:
Variável alterada com ponto de atenção no sysvarmonitor |
Editando a lista de variáveis
Você pode alterar a lista de variáveis para incluir as que você quer monitorar e excluir as que você não quer. Para isso, clique no botão Edit List. A seguinte janela aparecerá:
Editando a lista de variáveis do comandos SYSVARMONITOR |
Para editar a lista é muito simples. Na lista da esquerda estão todas as Variáveis de Sistema do AutoCAD. Clique na que você quer adicionar na lista para monitorar e depois clique no botão >>. E na lista da direita estão as variáveis que você já monitora. Para excluir alguma, clique sobre ela e depois no botão <<.
Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.
Comentários
Postar um comentário