Dependendo do projeto que fazemos no AutoCAD, nossos arquivos podem ficar muito grandes, com dezenas de MB, o que, dependendo do computador que nós trabalhamos, pode fazer o computador travar ou ficar muito lento, comprometendo nossa produtividade. Nesse artigo vou te mostrar uma série de passos para diminuir o tamanho de um arquivo do AutoCAD (dwg).
Veja no vídeo abaixo ou se preferir veja o passo-a-passo depois do vídeo o que podemos fazer para diminuir o tamanho de um arquivo do AutoCAD:

Veja abaixo então vários recursos para diminuir o tamanho dos arquivos dwg do AutoCAD (você pode usar todos ou pode testar aqueles que achar conveniente para o seu caso). Muitos eu garanto que você não sabia que existia, confere aí:
OBS: Lembre que para ver o efeito da redução do tamanho do arquivo, você deve salvar seu arquivo depois de executar os procedimentos abaixo.
Exclua os XREFs desnecessários
Uma das coisas que pesam em um arquivo são as referências externas (XREFs) que podem ser outros arquivos dwg, imagens, planilhas, etc. As vezes, XREFs desnecessários, que nem estamos usando mais ou que já perderam a referência, continuam pesando no nosso arquivo.
Para apagar os XREFs desnecessários, digite XR na linha de comandos e dê enter. Irá aparecer uma paleta com uma lista dos arquivos referenciados no seu arquivo. O primeiro arquivo da lista é sempre seu próprio arquivo de trabalho. Os demais são os XREFs. Como na imagem abaixo:

Observe se na lista há algum arquivo que você não precisa mais que esteja referenciado, então clique com o botão direito sobre o arquivo e clique em Detach.
Use o comando OVERKILL
O comando Overkill apaga objetos duplicados e otimiza vértices e seguimentos de polylinhas. Aplicar o comando Overkill selecionando todos os objetos do seu desenho pode diminuir significativamente o tamanho do seu arquivo.
Eu já escrevi sobre o comando Overkilll e todas as suas funções aqui no site. Para ver clique aqui.
Use o comando PURGE
O comando PURGE apaga layers, blocos e estilos que não estão sendo utilizados no arquivo, mas que ocupam espaço e pesam seu arquivo. Usar o comando PURGE na opção Purge All irá ajudar a reduzir o tamanho do seu arquivo.
Eu já escrevi sobre o comando Purge e todas as suas funções aqui no site. Para ver clique aqui.
Use o comando -PURGE REGAPPS
Não, -PURGE não é a mesma coisa que PURGE. Isso mesmo, o traço (-) na frente faz toda diferença. Na verdade é quase a mesma coisa e aqui vai uma dica: a maioria dos comandos que exibem uma janela, como o PURGE, ao serem digitados na linha de comandos com um traço na frente, não irão abrir janela, mas irão apresentar todas as opções na própria linha de comandos (essa informação é ótima pra quem gosta de fazer scripts simples com LISP).
Mas porque usar o comando -PURGE se eu já sugeri o PURGE? Porque usando o -PURGE aparece na linha de comandos uma opção que não tem na janela do comando PURGE, que é a Regapps. E o que é Regapps? São informações contidas no arquivo que foram introduzidas por aplicativos da autodesk ou de terceiros que podem ter sido utilizados no seu arquivo, ou mesmo em outros arquivos dos quais você copiou objetos, que podem ter vindo carregados de informações desnecessárias, que são eliminadas por essa opção. Então execute o comandos -PURGE e escolha a opção Regapps (R e enter). Isso também ajudará a reduzir o tamanho do seu arquivo dwg.
Resete a lista de escalas do desenho
Sim, uma lista extensa de escalas configuradas no seu arquivo também podem estar contribuindo para aumentar o tamanho do arquivo. Use o comando SCALELISTEDIT e dê enter. Na janela que irá aparecer, clique na opção Reset. Aparecerá a opção de resetar para as escalas métricas (Metric scales), imperiais (Imperial scales) ou ambas (Metric and Imperial scales). Escolha a opção e em seguida aperte OK.

Delete os filtros de layers
Se no seu arquivo existem filtros de layers, apagá-los vai contribuir para diminuir o tamanho do arquivo. Digite FILTERS na linha de comandos e dê enter.

Na janela acima, selecione os filtros com os botões > e <, e coloque do lado esquerdo os que você quer manter (em Filters to Keep) e do lado direito os que quer apagar, em Filters to Remove. Depois dê OK.
Dicas extras:

Confira essas dicas extras para diminuir o tamanho de um arquivo do AutoCAD:
Use o comando WBLOCK
Com o comando WBLOCK, você pode salvar uma cópia do seu arquivo já eliminando todas as configurações desnecessárias. Para isso, execute o comando WBLOCK e na janela, no item Source, marque a opção Entire Drawing. Dessa forma, todo o arquivo será salvo em um novo local da sua escolha, eliminando o que houver de desnecessário.
Eu já escrevi sobre o comando WBLOCK e todas as suas funções aqui no site. Para ver clique aqui.
Use blocos
Pode parecer muito simples para quem usa o AutoCAD há muito tempo, mas talvez não seja tão óbvio para outras pessoas. Ao invés de ter conjuntos dos mesmos objetos repetidamente no seu arquivo, trabalhe com blocos. Assim esses conjuntos de objetos serão um objetos só, que você poderá copiar no seu arquivo e editar todos de uma vez quando quiser.
Para saber como criar e inserir blocos, clique aqui.
Use o comando Join
Ao invés de desenhar várias linhas no seu desenho, use o comando Join para juntar essas várias linhas e transformá-las em um só objeto ou em poucos objetos, que são as polylinhas. Basta digitar J e enter na linha de comandos e em seguida selecionar as linhas que quer juntar. Essa simplificação de objetos também irá contribuir para reduzir o tamanho do seu arquivo.
Converta 2DPolylines em Polylines
2DPolyline é um formato antigo de polylinha no AutoCAD. Mesmo assim, em alguns arquivos elas ainda aparecem, principalmente quando vêm exportadas de outros programas. Tranformar as 2DPolylines em Polylines, que são um formato com vértices mais otimizados, irá diminuir o tamanho do seu arquivo.
Para isso use o comando CONVERTPOLY e selecione as 2DPolylines para converter em Polylines.