Um excelente recurso do AutoCAD para trabalhar com blocos são os blocos atributados. Utilizar blocos com atributos faz com que a produtividade no AutoCAD aumente muito.
Porém, ainda falta um recurso no AutoCAD para preencher os atributos dos blocos de forma automática, intuitiva, e numerando de forma sequencial.
Se você deseja fazer isso, pode usar o LISP Numerar Atributos. Com ele, além de numerar é possível incluir um sufixo, um prefixo, e com a opção de usar um eixo como referência. E o LISP também funciona com textos.
Janela do LISP Numerar textos e atributos
Veja o vídeo abaixo demonstrando o LISP, e em seguida, a descrição do LISP abaixo do vídeo:
O LISP Numerar Atributos faz parte da Barra de Ferramentas AdCAD Tools, uma barra exclusiva com mais de 30 LISPs para instalar no AutoCAD para te ajudar a fazer seus projetos com mais rapidez, mais produtividade, mais qualidade e mais precisão.
LISP: Numerar atributos
Atalho: ADNUM
Versão: 2.1
Última atualização: 13/07/22
Compatibilidade: Versões superiores ao AutoCAD e Civil 3D 2010.
O LISP AdNUM preenche atributos de blocos e textos de forma automática e intuitiva. Na caixa de diálogo é possível colocar um prefixo, um número inicial e um sufixo. Ainda é possível escolher a opção para que os atributos sejam numerados utilizando um eixo (polylinha) como referência.
Como utilizar:
Clique no botão Numerar Atributos da barra de ferramentas AdCAD Tools ou digite ADNUM na linha de comandos e dê enter.
Botão do LISP Numerar Atributos na barra de ferramentas AdCAD Tools
Em seguida, selecione um dos blocos atributado que você deseja preencher um atributo (este bloco servirá como modelo para você selecionar os demais posteriormente), ou selecione um texto (caso você deseje preencher textos), então a seguinte caixa de diálogo irá aparecer:
Caixa de diálogo LISP Numerar textos e atributos
Em Selecione o atributo, há a lista de todos os atributos existentes no bloco que você selecionou. Selecione na lista o atributo que você deseja preencher. Caso o objeto selecionado seja um texto, esta lista estará bloqueada e escrito TEXTO.
Abaixo, em Configurações, digite o prefixo (se houver), o número inicial (obrigatório) e o sufixo (se houver).
À medida que você for preenchendo o prefixo, número inicial e sufixo, uma amostra dos três primeiros preenchimentos é mostrado do lado direito em Preview.
No número inicial, o lisp entende a quantidade de zeros inserida. Ou seja, caso seja inserido 001, os números irão progredir para 002, 003, 004 … 010, 011, 012 … 099, 100, 101, etc.
Ao marcar a opção Identificar a partir de um eixo (polylinha), os blocos ou textos selecionados posteriormente serão preenchidos conforme a distância de cada bloco do início da polylinha. Caso a opção não seja selecionada, os blocos ou textos serão numerados pela ordem em que forem selecionados.
Ao clicar em OK, selecione a polylinha do eixo (caso essa opção tenha sido marcada) e em seguida selecione todos os blocos ou textos que quer preencher.
OBSERVAÇÃO: Ao selecionar os objetos, não é necessário separar os blocos ou textos dos outros objetos do desenho, pois o lisp já irá fazer essa filtragem. Porém, caso o objeto selecionado inicialmente seja um bloco, o lisp apenas irá considerar os blocos de mesmo nome selecionados após a configuração da caixa de diálogo. E caso o objeto selecionado inicialmente seja um texto, o lisp apenas irá considerar os textos selecionados apenas a configuração da caixa de diálogo, E IRÁ ALTERAR TODOS OS TEXTOS SELECIONADOS.
Resultados:
O resultado do lisp será os atributos ou textos selecionados preenchidos conforme a configuração da caixa de diálogo.
Limitações:
O lisp irá preencher apenas o atributo selecionado na caixa de diálogo. Também só serão preenchidos os atributos dos blocos de mesmo nome do bloco selecionado inicialmente, mesmo que outros blocos possuem atributos de mesmo nome.
Não há limitação do número de blocos e textos a serem preenchidos, desde que os blocos tenham o mesmo nome do bloco selecionado inicialmente, serão preenchidos e numerados quantos blocos ou textos forem selecionados.
O eixo a ser selecionado, caso essa opção seja marcada, deve ser uma Polyline. Não são aceitos outros objetos como 3Dpolylines, Splines, Arcs, Circles, etc. No caso de quem trabalha com Civil 3D, não são aceitos Alinhamentos, deve-se transformar o alinhamento em polyline antes de executar o lisp.
Demonstração:
Numerando blocos com atributos com um eixo de referência
Demonstração numerar blocos com atributos com um eixo de referência
Numerando blocos com atributos sem um eixo de referência
Demonstração numerar blocos com atributos sem um eixo de referência
Numerando textos com um eixo de referência
Demonstração numerar textos com um eixo de referência
Gostou do artigo? Então me siga no Facebooke se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.
Se você quiser saber mais sobre LISPs, veja esses posts:
Engenheiro Civil e Técnico em Estradas, com experiência em projetos de infraestrutura de rodovias e ferrovias. Compartilho meus conhecimentos nesse site desde 2013.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.